- O formato e disposição da brinquedoteca deverão atender os objetivos da instituição, perfil da clientela e preservar as orientações gerais para o assunto.
- Baseado nas normas nacionais (MEC) que regem o espaço para cada criança em creches e escolas infantis, a Brinquedoteca Hospitalar também deve respeitar o mínimo de 1,5 metros quadrados por criança;
- A brinquedoteca deve oferecer condições adequadas de iluminação, ventilação e localização;
- Deve respeitar condições de segurança: tomadas altas e/ou ocultas, trancas de segurança em armários, portas e janelas. Os brinquedos, equipamentos lúdicos e recursos expressivos, audiovisuais, livros, etc, devem ser adequados e ou adaptados às condições cognitivas, motoras e emocionais dos pacientes pediátricos e hebiátricos;
- Os brinquedos, jogos e equipamentos lúdicos devem ser resistentes e de fácil assepsia, e a higienização deverá ser orientada pelo CCIH do serviço ou de acordo com critérios técnicos adequados;
- Os espaços lúdicos devem ter pias ou lavatórios para a higiene de mãos e materiais;
- O mobiliário deve ter cantos arredondados e desenhos anatômicos.
- É interessante que a Brinquedoteca seja um ambiente reconhecido e respeitado, por todos os setores do hospital, como espaço de bem estar e acolhimento. É importante que a Brinquedoteca Hospitalar seja integrada à instituição e sob perspectiva de atuação multidisciplinar;
- Na Brinquedoteca, o brincar livre e espontâneo deve ser priorizado e favorecido;
- A Brinquedoteca não deve ser usada para induzir comportamentos colaborativos ou para forçar procedimentos. A criança será mais colaborativa, quanto mais relaxada e alegre estiver. Problemas mais sérios de comportamento deverão ser acompanhados por especialistas;
- Os recreacionistas/ludoeducadores/brinquedistas responsáveis pelos atendimentos lúdicos devem ser capacitados para essas atividades;
- O número de profissionais deve ser estabelecido de acordo com a política do serviço para escalas e turnos. É sugerida como referência a mesma legislação que rege creches (UM PROFISSIONAL PARA CADA 8 CRIANÇAS) além de pessoas suficientes para os leitos e demais contextos;
- Cabe ao coordenador da Brinquedoteca: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇAO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO do atendimento no Espaço Lúdico. Deverá também promover atendimento nos demais ambientes: leito, UTI, e outros contextos necessários;
- Na Brinquedoteca devem ser organizadas OFICINAS e ATIVIDADES EM GRUPOS que podem envolver, também as mães, os irmãos e demais acompanhantes e visitantes.
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