"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."

Paulo Freire.

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Presidente do Servas inaugura Brinquedoteca Hospitalar do Cepai

Andrea Neves na Brinquedoteca do Cepai - Osvaldo AfonsoA presidente do Servas, Andrea Neves, inaugurou nesta quarta-feira, 1º de julho, a Brinquedoteca Hospitalar do Centro Psíquico da Adolescência e Infância (Cepai), referência em saúde mental de crianças e adolescentes. A iniciativa do Servas, Governo de Minas e parceiros visa propiciar aos pacientes infantis da rede pública e filantrópica um espaço de entretenimento, contribuindo assim para sua recuperação. O Cepai atende mensalmente a cerca de 4.000 pacientes. 

"Hoje estamos comemorando aqui a solidariedade que gera a transformação. Estamos oferecendo para os médicos instrumentos de trabalho diferenciados que possibilitem uma melhor acolhida a esses pacientes. A Brinquedoteca é muito mais que um lugar só para brincar. É um espaço de cura, de tratamento, onde as crianças podem recuperar as alegrias do dia-a-dia", disse a presidente do Servas, Andrea Neves.


Esta é a quinta Brinquedoteca Hospitalar entregue pelo Servas, sendo a primeira em unidade de saúde mental. As outras brinquedotecas estão no Hospital Infantil João Paulo II, no Hospital da Baleia e na Santa Casa, onde estão duas unidades. O objetivo do Servas é que mais brinquedotecas sejam instaladas, promovendo a organização nas enfermarias pediátricas nos hopitais públicos e filantrópicos com a implantação de espaços especialmente ambientados, com áreas para leitura, brinquedos e jogos infantis.


A implantação da Brinquedoteca do Cepai contou com o apoio da Ale Combustíveis. Paulo Moraes, representante do presidente do Conselho de Administração da empresa, participou da inauguração. "A Brinquedoteca é um espaço lúdico, de esperança, alegria, convivência. Pode amenizar a dor e o sofrimento daqueles que passam por aqui. Patrocinar esse projeto é apenas um modo que nós temos de devolver à comunidade aquilo que a gente recebe. É uma questão de essência, valores que nossa empresa tem", disse Moraes. Também estiveram no evento o presidente da Fhemig, Luís Márcio Araújo Ramos, e o diretor do Cepai, Augusto Nunes Filho.


Para o presidente da
Fhemig, a Brinquedoteca é um presente. "Uma brinquedoteca dessa, num hospital infantil é um presente para nós e para as crianças. É um dia de muita alegria", disse. O psiquiatra Augusto Nunes, diretor do Cepai, ressalta que o novo espaço é mais que um lugar para brincar. "A Brinquedoteca Hospitalar em uma unidade psiquiátrica é mais que um lugar para brincar. Nela o tratamento acontece pelo viés lúdico. A Brinquedoteca oferece um ambiente propício para o desenvolvimento da criatividade, além de propiciar à equipe assistencial um local de atendimento diferenciado", disse Nunes."

Pais e pacientes também comemoraram. "Esse novo espaço é atrativo. Antes aqui tinha cara de hospital, agora vai ser muito mais fácil da criança se adaptar e começar a gostar daqui", disse Maria Soares, artesã, mãe de paciente do Cepai. Maicon está no centro há duas semanas e aprovou a Brinquedoteca.  "Eu gostei muito da Brinquedoteca. Tem computador, televisão, dá pra ver filme. Eu tava aqui no computador mesmo escrevendo uma história. Também gostei das cores, dos painéis, dos jogos.


O espaço


A Brinquedoteca do Cepai está instalada numa área de 340 m², com amplo espaço aberto e ajardinado, e foi projetada considerando as necessidades afetivas, sócias e psicopedagógicas das crianças.  A área externa foi ilustrada com desenhos que representam uma cidade e conta com uma pequena vila com pista de carro, posto de gasolina, casinhas de quermesse com teatro de fantoches, e uma praça com jogo de amarelinha, de damas e espaço para o artista. A parte interna tem  40 m² e conta com  equipamentos eletrônicos – som, TV, DVD e computador,  brinquedos pedagógicos, jogos e obras infantis, como livros, CDs e DVDs – para crianças e adolescentes.  Também estão incluídos espaço para exposição permanente das produções artísticas dos pacientes e também uma Cozinha Terapêutica que vai atender aos usuários na oficina de culinária. Para a instalação das Brinquedotecas, o Servas conta com a parceria da Persianas e Cortinas Criativas e do estilista Ronaldo Fraga, que confeccionou os aventais usados pelos voluntários e funcionários que atuarão com as crianças.


Presidente do Servas inaugura Brinquedoteca - Osvaldo Afonso
Parte da área externa da Brinquedoteca do Cepai - Osvaldo Afonso






http://www.brinquedoteca.servas.org.br/noticias/2009/presidente-do-servas-inaugura-brinquedoteca-hospitalar-do-cepai/

http://www.brinquedoteca.servas.org.br/noticias/2009/presidente-do-servas-inaugura-brinquedoteca-hospitalar-do-cepai/

Nenhum comentário:

Postar um comentário